quarta-feira, 6 de março de 2013

ATIVIDADE PARA O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO.



6ª SERIE.


1-ENFOQUE DA DISCIPLINA MATEMÁTICA.

A matemática é importante na medida em que a sociedade necessita e se utiliza; cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, que por sua vez são essenciais para a inserção das pessoas como cidadãos no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.

2-COMPOSIÇÃO CURRICULAR.

· Objetivo Geral: Estimular a curiosidade, o interesse, e a criatividade do aluno, para que ele explore novas idéias e descubra novos caminhos na aplicação dos conceitos adquiridos e na resolução de problemas, aprendendo assim a raciocinar e comunicar-se matematicamente.


· Eixos temáticos / Conteúdos.
Unid.I ®Potencias e Raízes.
1.1-Potencia de um numero racional.
1.2-Propriedades da Potenciação.
1.3-Números quadrados perfeitos.

2-Conjunto dos números inteiros.
2.1- Módulo de um numero inteiro.
2.2- Comparação de um número inteiro.
2.3- Operações com números inteiros.

3-Estudando os ângulos.
3.1-O ângulo e seus elementos.
3.2-Medida de um ângulo.
3.3-Operações com medidas de ângulos.

Unid.II
1-Conjunto dos números inteiros.
1.1-Potenciação de números inteiros.
1.2-Raiz quadrada de números inteiros.
1.3-Expressões numéricas.

2-Conjunto dos números racionais.
2.1-A reta numérica racional.
2.2-Adição algébrica de racionais.
2.3-Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação de números racionais.
2.4-Estudo das Médias.

3-Ângulos.
3.1-Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes.
3.2-Bissetriz de um ângulo.
3.3-Ângulos reto, agudo e obtuso.
3.4-Ângulos complementares e ângulos suplementares.
3.5-Ângulos opostos pelo vértice.

Unid.III.
1-Equação.
1.1-Conjunto solução de uma equação.
1.2-Equações do 1º grau com uma incógnita.
1.3-Usando equações na resolução de problemas.
1.4-Equação do 1º grau com duas incógnitas.
1.5-Sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas.

2-Inequações.
2.1-Desigualdade.
2.2-Inequção do 1º grau com uma incógnita.

3-Triângulos.
3.1-O triângulo e seus elementos.
3.2-Ângulos internos dos triângulos.

Unid.IV.
1-Razão e proporção.
1.1-Razão.
1.2-Proporção.
1.3-Propriedade fundamental das proporções e outras propriedades.

2-Grandezas proporcionais.
2.1-Números direta e inversamente proporcionais.
2.2-Regra de três simples.
2.3-Regra de três composta.

3-Porcentagem e juros simples.
3.1-Porcentagem.
3.2-Juros simples.

4-Quadriláteros.
4.1-Os quadriláteros e seus elementos.
4.2-Quadriláteros especiais.
4.3-Ângulos internos de um quadrilátero.

·METODOLOGIA.
-Aula expositiva.
-Estudo dirigido.
-Construções de figuras geométricas.
-Resolução de situações problemas.
-Jogos.

· AVALIAÇÃO.
-Observação do trabalho em aula, seguido de discurssão.
-Testes e provas escritas individuais ou em dupla.
-Listas de exercícios.
-Elaboração de trabalhos individuais ou em grupo.
-Exposição de trabalhos.

· TEMAS TRASVERSAIS. ( COLOCAR NO FINAL DE TODOS OS PLANOS DE MATEMÁTICA)
-Valorizar a troca de experiências entre os alunos como forma de aprendizagem contribuirá para que os alunos superem o individualismo. (ETICA).
-Compreender por meio de dados estatísticos a diferença de remuneração de trabalho de homens e mulheres, o aumento da incidência da gravidez prematura entre jovens e adolescentes, etc... (ORIENTAÇÂO SEXUAL).
-Trabalhar com situações problemas que envolvam questões do Meio ambiente e Saúde, favorecendo o estabelecimento de comparações e previsões que contribuem para o autoconhecimento, favorecendo o autocuidado.
-Fazer sempre que possível à contextualização dos conteúdos matemáticos, mostrando que esse conhecimento foi construído por diferentes grupos a partir de suas necessidades e interesses. (PLURALIDADE CULTURAL).


PROJETOS.
“ O ato de ler”: Compromisso de todas as áreas.



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