terça-feira, 2 de outubro de 2012


Dicas de livros para as férias



* Por Maria Slemenson

Aqui você encontra diversas opções de livros para serem lidos com seu filho nas férias. Eles foram selecionados pela sua qualidade literária e por terem o potencial de diverti-los nos dias de lazer.
Aproveite este período de descanso para se dedicar a momentos de prazer em família. Vocês podem realizar a leitura de diferentes formas: podem ler a história em voz alta, alternando as vozes das personagens. Outra opção é cada um ler o livro individualmente e depois discutirem as impressões e sensações suscitadas. Aqueles mais extensos podem ser lidos aos poucos, um ou dois capítulos por dia.
Para ajudá-los na escolha das obras, as indicações foram feitas pensando no público infantil (entre 3 e 7 anos) e infanto-juvenil (entre 8 e 13 anos). Bom divertimento!


INDICAÇÕES PARA CRIANÇAS ENTRE 3 E 7 ANOS
Obax
André Neves
Editora Brinque-Book
Andre Neves, autor e o ilustrador desta aventura, narra por meio das palavras e das imagens a história de Obax, uma menina africana que vive muitas aventuras. Porém, ninguém acredita nela, afinal, na aldeia onde vive não há muito o que fazer. Invencível diante do olhar incrédulo dos adultos, ela parte para a maior delas: uma volta ao mundo em companhia do parceiro Naifa, um elefante que se perdeu de sua manada.


O Leão e o Camundongo
Jerry Pinkney
Editora Martins Fontes
Na lei da selva os mais fortes vencem os mais fracos, sempre. Neste livro, baseado nas Fábulas de Esopo, a regra não se aplica: leão e camundongo protagonizam a história como grandes salvadores. O rato, sem querer, interrompe o sono do Leão, que em um ato de piedade, solta sua presa. Mais tarde, é ele quem liberta o leão de uma armadilha de caçadores. A narrativa é costurada apenas com imagens que pedem para serem lidas e apreciadas pelas crianças.

João Esperto leva o presente certo
Candace Fleming
Editora Farol
Neste conto de princesas, o Rei convida todas as crianças do reino para a festa de 10 anos de sua filha. João, aparentemente convidado por engano, se entusiasma com a festa. Apesar da pobreza em que vive com sua família, providencia um delicioso bolo de presente para a princesa e segue a caminho do reinado. Enfrenta uma revoada de corvos, o ogro desgrenhado e a floresta silenciosa e escura. E chega, apenas, com o morango que enfeitava o doce. O que será que a princesa achou do presente?

Gildo
Silvana Rando
Brinque-Book
Gildo era muito corajoso, mas havia uma coisa capaz de fazê-lo perder o sono: as bexigas que enfeitam as festas infantis. A cada novo convite de aniversário de seus colegas de escola ficava aterrorizado, mal pregava os olhos pensando nas inúmeras bexigas que seriam entregues após soprarem as velinhas. Até que em um dia não teve como escapar: leia o livro e saiba como Gildo enfrentou o seu medo.

INDICAÇÕES PARA CRIANÇAS ENTRE 8 E 13 ANOS
Matilda
Roald Dahl
Editora Marins Fontes
Todo mundo acha que qualquer pai ou professor gostaria de ter um filho ou um aluno que adorasse ler, que preferisse os livros aos jogos de computador, televisão e outras distrações. Mas com Matilda foi diferente. Seus pais não entendiam seu gosto pela leitura. A diretora da escola menos ainda. A menina passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro e quanto mais lia, mais aumentavam seus problemas. A história terminaria em tragédia se não fosse a Srta. Mel, uma professora muito querida.



Diário de um banana: um romance em quadrinhos
Jeff Kinney
Editora Vergara & Riba
Não é fácil ser criança, crescer menos ainda. Quem já passou pela escola conhece bem os problemas enfrentados por Grag, um menino de 11 anos que, em um diário, conta as desventuras de sua vida escolar. Em uma série com 5 títulos, o garoto enfrenta os desafios da pré-adolescência: disputa entre os meninos, festas e paqueras e mudanças em seu próprio corpo. Quem gostar de Diário de um banana: um romance em quadrinhos, o primeiro da coleção, poderá se aventurar a ler os outros.



Contos de Adivinhação
Ricardo Azevedo
Editora Ática
Ricardo Azevedo, autor brasileiro, aproxima as crianças e adolescentes dos contos populares de nosso país, diminuindo a distância existente entre os centros urbanos e rurais, a metrópole e o sertão. Em Contos de adivinhação apresentam-se os tradicionais reis e príncipes ao lado de pessoas simples do sertão, com histórias que transmitem mensagens sobre a vida e a natureza. Com textos curtos, podem ser lidos em uma só sentada e desfrutados pouco a pouco.

Pippi meialonga
Astrid Lindgren
Editora Cia das Letrinhas
O mundo é pequeno para Pippi, uma menina de 9 anos que não se amedronta com pouco. Encantadora e autoconfiante, desmente o mito de que as meninas são frágeis e medrosas. Para começar, não tem pai nem mãe e mora sozinha. Feliz e contente vive a sua independência: confecciona suas próprias roupas — nada convencionais. Em companhia de um cavalo e um macaquinho mostra a todas as crianças como transformar o medo em liberdade. Se gostar desta saga, procure os outros livros da coleção.



Dez livros de limerique


Sugestões de obras que trazem esta poesia divertida sem sentido
Por Luciana Fleury

Diversão garantida é ler um limerique, tipo de poesia curta e que descreve uma situação absurda. Em apenas cinco versos, os autores deste estilo poético conseguem levar o leitor a imaginar como seria se tal situação se desse na vida real, proporcionando muita descontração. Listamos dez livros para quem quiser conhecer melhor essa poesia.
Não deixe de visitar também nosso Especial Limerique, em que você aprende a fazer um poema e ainda pode compartilhar com seus amigos.
Um Livro de Nonsense
Autor: Edward Lear (tradução de Vinícius Alves)
Editora Bernúncia
A obra de Edward Lear, cujo título original é A Book of Nonsenseand nonsense songs foi finalmente traduzida para o português e traz limeriques ilustrados pelo próprio autor inglês. Vinícius Alves converte expressões tipicamente inglesas da era vitoriana para um português brasileiro contemporâneo.







Limeriques de um bípede apaixonado
Autora: Tatiana Belinky
Editora 34
Uma menina que só gosta de bichos. Um menino que é apaixonado por essa menina. Só lhe resta mesmo sonhar em ser peixe, macaco ou dromedário, para assim chamar a atenção de sua amada. Tatiana Belinky conta as aventuras deste bípede apaixonado.



Limeriques das coisas boas
Autora: Tatiana Belinky
Editora Formato
Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky dessa vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos… enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.








Limeriques para pintura – Romeu Britto
Autor: Zaé Júnior
Editora: Noovha América
Zaé Júnior inspirou-se no colorido e nas formas dos quadros
de Romero Britto para criar os textos que descrevem com inteligência
e cumplicidade os traços do pintor.






Limeriques para pintura – Gustavo Rosa
Autor: Elias José
Editora: Noovha América
O bom-humor dos quadros de Gustavo Rosa é o mote para Elias José criar textos divertidos, criando uma boa oportunidade para se conhecer e discutir a obra do pintor.






Marmeliques da Praia-Louca
Autora: Viviane Veiga Távora
Editora: Bicho que Lê
Nesta praia maluca, há ondas de areia, surfista-sereia e até tubarão usa touca! Os versos contam com ilustrações de Walter Moreira.








Batuques e limeriques
Autores: Clô Paoliello e Marcelo Dolabela
Editora Paulinas

Com estrofes leves e engraçadas e ricas ilustrações, a obra amarra em num mesmo nó regiões, Estados, pessoas, profissões, ritmos e instrumentos musicais. É um convite a uma viagem fascinante ao diferente, a trocas culturais que marcam a imensa diversidade e riqueza cultural do Brasil.





Limeriques da Coroa Implicante
Autora: Elisabeth Teixeira
Editora Paulinas

Os limeriques versam sobre uma senhora que, à primeira vista, pode parecer exigente e intolerante. Mas todas as suas implicâncias, além de engraçadas, têm boas justificativas: suas críticas são um apelo ao seguimento de algumas regrinhas básicas de comportamento como não baforar fumaça de cigarro.







Lé com Cré
Autor: José Paulo Paes
Editora Ática
Adivinhas, limeriques, histórias divertidas e poemas carinhosos compõem este livro, indicado para aqueles que já podem ler bem sozinhos. Prêmio Odilo Costa Filho de melhor livro de poesia para criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.








Criança Poeta – Quadras, Cordéis e Limeriques
Autor: César Obeid
Editora do Brasil

Por meio de quadras, cordéis e limeriques, esta obra apresenta situações variadas, como a escolha de um nome, a tia que vai ao cinema com o namorado, a saudade de um amor que está longe e as brincadeiras entre pai e filho, entre tantas outras com as quais o pequeno leitor, vai se identificar. Ilustrado por três diferentes profissionais, o livro é um convite ao mundo mágico das rimas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário