terça-feira, 2 de outubro de 2012

MAIS LIVROS PARA BAIXAR



As novidades são Viagens na minha terra, de Almeida Garrett; Til, de José de Alencar;Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; e Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
Já as obras que continuam na lista são Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O cortiço, de Aluísio Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós;Vidas secas, de Graciliano Ramos; e Capitães da areia, de Jorge Amado.
Antes de mergulhar na leitura, que tal seu filho dar uma olhada nas informações e curiosidades que postamos sobre cada um dos livros e seus autores?
Aproveite também para baixar (gratuitamente!) as obras completas da internet, por meio dos links que indicamos abaixo. E não precisa se preocupar com segurança, pois todos os arquivos são da Biblioteca Digital “Domínio Público”, projeto do Governo Federal.

1.    A cidade e as serras, de Eça de Queirós
Eça de Queirós é um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Este romance foi desenvolvido a partir de um conto de Eça e lançado postumamente. A obra trata dos conflitos do homem urbano, preso às tecnologias e confortos dos grandes centros, mas que perdeu o contato com a simplicidade da vida no campo.


2.    Capitães da areia, de Jorge Amado
O livro trata o amor de forma poética e infantil, mas não deixa de encantar também jovens e adultos. Escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, a obra tem como temática principal as injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos reais.







3.    Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida
É uma obra diferenciada do romantismo, pois trabalha com uma classe social mais baixa. Fala de um Brasil diferente, com outros costumes, vestimentas e contexto histórico. Fundamental a todos os brasileiros.






4.    Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Ao narrar a história do anti-herói Brás Cubas, Machado de Assis inaugura o realismo no Brasil. A originalidade do autor – responsável por algumas inovações na literatura nacional – já se escancara no início da obra. O protagonista começa a contar sua vida pelo final: a morte.





5.    O cortiço, de Aluísio Azevedo
É uma importante obra do naturalismo, que ajuda a entender a imigração ocorrida no Brasil no século 19 e discutir o determinismo. O Cortiço retrata as atitudes submissas do brasileiro perante o imigrante europeu.






6.    Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Este livro é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas – 28 no total – foram produzidos entre 1935 e 1940, quando as consequências das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Getúlio Vargas atormentavam Drummond. A obra retrata seu olhar crítico sobre o mundo e os homens.







7.    Til, de José de Alencar
Esta obra, publicada em 1872, faz parte da fase regionalista do autor. Nela, Alencar se preocupa com as peculiaridades culturais da sociedade rural brasileira, muito diferentes da vida na Corte. A trama envolve as histórias vividas por quatro adolescentes, seguindo os moldes românticos, por meio da idealização de uma vida bucólica no interior do país.





8.    Viagens na minha terra, de Almeida Garrett
Esse romance histórico é um misto de história real e fictícia. O ponto de partida é uma viagem que Garret fez de Lisboa a Santarém. Em meio às descrições das paisagens e de histórias vividas pelo próprio autor, surge o romance imaginado entre os personagens Carlos e Joaninha. A obra – publicada em 1856-  tem grande importância por ter dado início à moderna prosa literária portuguesa, com sua mistura de estilos, gêneros e linguagens.




9.    Vidas secas, de Graciliano Ramos
É certamente uma obra muito educativa e que provoca reflexões. O bonito é que Vidas Secas obriga o leitor a criar empatia com o retirante nordestino. E empatia é diferente de compaixão. O livro consagrou o escritor Graciliano Ramos como o maior prosador do regionalismo brasileiro da geração dos modernistas da década de 30.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário