Características necessárias ao Educador
1) AMAR O ALUNO: sentir o mesmo amor
por todos os alunos sem distinção e tratá-los com respeito e ternura;
2) COMPREENDÊ-LO: procurar entender
as causas das dificuldades e atitudes incorretas para conseguir ajudá-los;
3) IMPOR LIMITES: determinar,
cumprir e fazer cumprir limites, prazos, atitudes e comportamentos com rigor
disciplinar, sempre procurando explicar os motivos;
4) INCENTIVÁ-LO: estar sempre
procurando novos elementos para entusiasmar os alunos no estudo da disciplina
e, principalmente, na pesquisa de novas informações sobre os assuntos dados,
fazendo relação com a sua vida diária;
5) DAR EXEMPLO: estar sempre
consciente da responsabilidade de suas atitudes, palavras, opiniões, postura e
gestos. Os alunos observam os professores como exemplos a serem seguidos;
6) AVALIAR O CONJUNTO: toda
avaliação deve ser analisada de forma ampla, incluindo a individualidade do
aluno, do professor e do processo ensino-aprendizagem, para que seja feito o
correto diagnóstico e encontrada a melhor solução para cada caso;
7) VALORIZAR O ERRO: apresentar os
erros dos alunos para re-estudo, pesquisa e re-apresentação oral, escrita ou
por apresentação de trabalho, de forma a permitir o seu verdadeiro entendimento
do assunto;
8) VALORIZAR A PRODUÇÃO DO ALUNO:
valorizar todas as produções dos alunos, de forma a incentivá-los a crescer e
desenvolver o seu entusiasmo pela disciplina;
9) OBSERVAR TODOS E CADA UM: dirigir
seu olhar e suas explicações a todos os alunos e a cada um, individualmente,
com afetividade e preocupação com o seu entendimento, observando suas reações e
registrando suas conclusões;
10)
INSERIR
OS CONCEITOS DO PROJETO NA SUA AULA: inserir sempre nas aulas: o valor do mês;
o raciocínio lógico; a relação do assunto com a vida real; o controle emocional;
o questionamento e a criatividade.
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