quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Projeto Correspondência



Público Alvo - Classes de Aceleração
Nível I da EE "Professora Arlete Eloiza Ferreira Teixiera"
Nível II da EE "Professora Ana Herondina Soares Schychof"
Professoras: Ednéia do Nascimento e Cláudia Maria Teixeira Mariano

Objetivo:
· Rede de intercâmbio, colocar o aluno numa situação real de comunicação e de
socialização do pensamento com os outros alunos da mesma faixa etária e
escolaridade;
· Criar estímulos para que cada um exija de si mesmo o melhor;
· Realizar a interdisciplinaridade através do intercâmbio;
· Realizar o encontro dos alunos das escolas para conhecer seus correspondentes,
engajando-os na rede de intercâmbio.
Desenvolvimento Estratégicos
Através de ações como:
· Conversa informal sobre a importância de uma correspondência em nossa
sociedade;
· Levar o aluno a entender a organização na qual atende a uma função que a
diferencia dos demais tipos de textos: estabelecer um diálogo direto entre
remetente e destinatário, trazer uma mensagem pontual e apresentar uma
organização de texto que se mantém os aspectos: evocação, data, mensagem,
desfecho e assinatura;
· Preenchimento do envelope: destinatário e remetente;
· Projetos desenvolvidos e abordados nas trocas das cartas:

Portugues
· Projeto amigos;
· Meu nome é... :
· Como sou... :
· Identidade;
· Meus gostos e sonhos;
· Amigo secreto;
· Acróstico.

História e Geografia
· Minha história;
· Naturalidade;
· Fatos marcantes da história familiar e do aluno;
· Migração;
· Trajeto percorrido até a escola observando: ruas, avenidas, tipos de moradia,
comércio, etc.
Educação Artística e Educação Física
· Tingindo papéis, através da técnica de tingimento de papéis os alunos
experimentarão maneiras para conseguir efeitos variados no papel para a escrita
das cartas;
· Confecção de crachás criativos para identificação;
· Confecção de lembrancinhas (suporte para pirulitos), motivo "Festa Junina";
· Apresentação dos alunos, professores, coordenadores, diretores e mães de
alunos;
· Troca de lembranças e de experiências no projeto de classe de aceleração,
através de depoimentos;
· Visita às dependências da Escola;
· Lanche;
· Dinâmica de grupo;
· Coreografia criadas pelos próprios alunos;
· Jogos recreativos;
· Brincando de forca;
· Encerramento: Agradecimento e apresentação de números musicais.

Síntese ou Culmimância
· Em todas as atividades que foram desenvolvidas neste projeto, houve respeitos
mútuo, disciplina, boas maneiras e espírito de cooperativismo que contribuíram
para a socialização entre alunos.
· Foi grande a participação e solidariedade para com os colegas não alfabetizados
na escrita das cartas e em outras atividades.
· Houve um resgate da auto-estima dos alunos proporcionando uma grande
motivação e expectativa, levando-os a desempenhar as atividades com
entusiasmo e a compreender o objetivo e a importância da escrita através da
correspondência.





.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário