Formação
do professor para formar leitores nas séries iniciais
Autora: Cleide Alves Cardoso
Justificativa
É perceptível a necessidade de
complementação e nivelamento dos conhecimentos dos estudantes. Com a crise
educacional brasileira, os jovens e adultos que saem das escolas hoje, trazem
cultura incompleta. Conhecendo os alunos que atualmente entram para as
universidades, verifica-se pouca ou quase nenhuma prática de leitura por
vontade própria, como também por outros meios informativos e criativos do
saber.
Consequentemente influenciará
suas vidas, não permitindo muitas vezes compreender enunciados da realidade do
seu dia-a-dia, pois há carência de leituras anteriores que serviria de suporte
ao entendimento dos mesmos.
Justificando, portanto o uso da
leitura ainda nas séries iniciais como instrumento prazeroso, eficaz e capaz de
ensinar a criança a decodificar o texto, como também formar cidadão crítico,
capaz de transformar o mundo à sua volta.
Objetivo geral
Contribuir para a reflexão do
processo de desenvolvimento da leitura ainda nas séries iniciais, por meio de
estudos e da investigação da ação pedagógica do professor e das suas relações
com a leitura.
Objetivo específico
Discutir a necessidade de uma
reformulação pedagógica voltada para o incentivo do professor desenvolver o gosto e o prazer de ler como uma estratégia de
aprendizagem, contribuindo para facilitar a sua relação e aceitação no
incentivo a leitura.
Metodologia
As atividades do Projeto serão
desenvolvidas num período mínimo de 02 meses, com duração de 04 horas/aulas
semanais de acordo com a aceitação e progressos alcançados na unidade escolar
onde for implantada. Para tal, se propõe inicialmente uma reunião com a
direção, coordenação e professores do estabelecimento de ensino para divulgar e
discutir meios para a execução dos trabalhos.
Assim, serão realizados, de
acordo com horários pré-estabelecidos nessas reuniões, oficinas de leitura,
análise e produção textual e oficinas de teatro.
Considerações finais
Este trabalho teve sua
relevância, pois dentro do contexto que cada um está inserido, percebi que
existe uma divisão clara em duas etapas em relação à leitura. Primeiro, as
crianças devem através do método silábico, dominar os mecanismos básicos da
leitura para somente após isso, começarem realmente a ter contatos com livros e
outros suportes de leitura.
Parece que nos primeiros anos de
escolarização, somente a primeira etapa da silabação é cumprida. Não havendo
por parte dos professores, a compreensão de que os dois processos podem ser
desenvolvidos conjuntamente e, ao mesmo tempo em que a criança aprende a ler
pode também ter contato com diferentes suportes de textos.
Referencias Bibliográfica:
Desenvolve-se através de leituras
bibliográficas como: Regina ZILBERMAN, (1995),
Lúcia Browne
REGO, (1984), Ezequiel Theodoro da Silva, (1987), Nelly Novaes COELHO, (2000), Jason
Prado,(1999), WALLON, H. (1949) e outros.
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