domingo, 18 de novembro de 2012

Minhas produções



Formação do professor para formar leitores nas séries iniciais
                                                         Autora: Cleide Alves Cardoso

Justificativa
É perceptível a necessidade de complementação e nivelamento dos conhecimentos dos estudantes. Com a crise educacional brasileira, os jovens e adultos que saem das escolas hoje, trazem cultura incompleta. Conhecendo os alunos que atualmente entram para as universidades, verifica-se pouca ou quase nenhuma prática de leitura por vontade própria, como também por outros meios informativos e criativos do saber.
Consequentemente influenciará suas vidas, não permitindo muitas vezes compreender enunciados da realidade do seu dia-a-dia, pois há carência de leituras anteriores que serviria de suporte ao entendimento dos mesmos.
Justificando, portanto o uso da leitura ainda nas séries iniciais como instrumento prazeroso, eficaz e capaz de ensinar a criança a decodificar o texto, como também formar cidadão crítico, capaz de transformar o mundo à sua volta.
Objetivo geral
Contribuir para a reflexão do processo de desenvolvimento da leitura ainda nas séries iniciais, por meio de estudos e da investigação da ação pedagógica do professor e das suas relações com a leitura.
Objetivo específico
Discutir a necessidade de uma reformulação pedagógica voltada para o incentivo do professor desenvolver o  gosto e o prazer de ler como uma estratégia de aprendizagem, contribuindo para facilitar a sua relação e aceitação no incentivo a leitura.
Metodologia
As atividades do Projeto serão desenvolvidas num período mínimo de 02 meses, com duração de 04 horas/aulas semanais de acordo com a aceitação e progressos alcançados na unidade escolar onde for implantada. Para tal, se propõe inicialmente uma reunião com a direção, coordenação e professores do estabelecimento de ensino para divulgar e discutir meios para a execução dos trabalhos.
Assim, serão realizados, de acordo com horários pré-estabelecidos nessas reuniões, oficinas de leitura, análise e produção textual e oficinas de teatro.
Considerações finais
Este trabalho teve sua relevância, pois dentro do contexto que cada um está inserido, percebi que existe uma divisão clara em duas etapas em relação à leitura. Primeiro, as crianças devem através do método silábico, dominar os mecanismos básicos da leitura para somente após isso, começarem realmente a ter contatos com livros e outros suportes de leitura.
Parece que nos primeiros anos de escolarização, somente a primeira etapa da silabação é cumprida. Não havendo por parte dos professores, a compreensão de que os dois processos podem ser desenvolvidos conjuntamente e, ao mesmo tempo em que a criança aprende a ler pode também ter contato com diferentes suportes de textos.
Referencias Bibliográfica:
Desenvolve-se através de leituras bibliográficas como: Regina ZILBERMAN, (1995),
Lúcia Browne REGO, (1984), Ezequiel Theodoro da Silva, (1987), Nelly Novaes COELHO, (2000), Jason Prado,(1999), WALLON, H. (1949) e outros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário