domingo, 18 de novembro de 2012

Avaliar a escola é preciso.



Avaliar a escola é preciso.
Mas... que avaliação?


       Um dos mitos ainda vigentes nas escolas é que avaliação é uma tarefa centrada na relação professor-aluno. Avalia-se a produção cognitiva do aluno por meio de instrumentos limitados e padronizados. Os resultados serão, no mínimo, insuficientes ou, até mesmo, equivocados. As causas do que aparece na avaliação estão, na maioria das vezes, fora da sala de aula, na escola, no sistema educacional, na família, na sociedade. Se queremos fazer uma avaliação consistente e coerente não podemos nos limitar à avaliação da aprendizagem. É preciso analisar a escola e os fatores externos a ela.
       A escola tem um papel social de fundamental importância, podendo tornar-se um lugar de vivências de prazer, de cultura e de ciências, onde a ética e a justiça norteiam as ações.
       A avaliação implica um debate ético e político sobre os meios e os fins da educação.
       Somos geralmente preparados para avaliar somente a aprendizagem dos alunos. Avaliar a escola como um todo, buscando identificar como está o seu funcionamento, como estão sendo desenvolvidas as atividades que levam os alunos a prenderem e a se tornar cidadãos.
       Mas será que o fato de fazermos uma avaliação já resolve todos os problemas da escola?
       Para tirar outro mito: o da neutralidade da avaliação. Desenvolvemos os seguintes temas:
  • A prática da avaliação não é neutra
Não existe prática neutra, já que , por trás das nossas posturas, há um referencial consciente ou não, que direciona nossas ações.
___________________     
¹ Aluna do 7º Período do curso de  pedagogia Vespertino
² Professora da Faculdade Adventista de Educação do Nordeste

 
    
 O processo de avaliação, no bojo dessa concepção educativa, é considerado um processo que visa ao desenvolvimento do homem na sua pluridimensionalidade.
  • Correntes atuais da avaliação institucional
Existem, atualmente duas correntes de pensamento sobre avaliação institucional em educação. A mais usada é chamada de Avaliação Meritocrática ou Para Controle.
        Está voltada para identificar Mérito, quem sabe mais, desempenha melhor  ou tem melhores resultados.
        A outra corrente enfoca a avaliação como processo para transformação e aperfeiçoamento.
        É usada para identificar dificuldades e sucessos.
        É possível trabalhar avaliação no sentido de aprimorar a escola e o sistema educacional. Para isso, é preciso ter clareza dos princípios que a norteiam.
  • Avaliando a escola numa perspectiva transformadora
Cinco princípios básicos:
Adesão Voluntária
Avaliação Total e Coletiva da Escola
Respeito à identidade da Escola
Unidade de Linguagem
Competência Técnico-Metodológica
  • O que é mesmo avaliar, no enfoque humanizador, reflexivo e construtivo?
      Avaliar é o ato de acompanhar a construção do conhecimento do aluno, a avaliação escolar apresentando como Um Processo Global.

Autora: Rilda Alves Cardoso

DAVIS, Cláudia [et all]; VIERA, Sofia Lerche (org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
        


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário