Avaliar a escola é preciso.
Mas... que avaliação?
Um dos mitos ainda vigentes nas escolas
é que avaliação é uma tarefa centrada na relação professor-aluno. Avalia-se a
produção cognitiva do aluno por meio de instrumentos limitados e padronizados.
Os resultados serão, no mínimo, insuficientes ou, até mesmo, equivocados. As
causas do que aparece na avaliação estão, na maioria das vezes, fora da sala de
aula, na escola, no sistema educacional, na família, na sociedade. Se queremos
fazer uma avaliação consistente e coerente não podemos nos limitar à avaliação
da aprendizagem. É preciso analisar a escola e os fatores externos a ela.
A escola tem um papel social de
fundamental importância, podendo tornar-se um lugar de vivências de prazer, de
cultura e de ciências, onde a ética e a justiça norteiam as ações.
A avaliação implica um debate ético e
político sobre os meios e os fins da educação.
Somos geralmente preparados para avaliar
somente a aprendizagem dos alunos. Avaliar a escola como um todo, buscando
identificar como está o seu funcionamento, como estão sendo desenvolvidas as
atividades que levam os alunos a prenderem e a se tornar cidadãos.
Mas será que o fato de
fazermos uma avaliação já resolve todos os problemas da escola?
Para tirar outro mito: o da neutralidade
da avaliação. Desenvolvemos os seguintes temas:
- A prática da avaliação não é neutra
Não existe
prática neutra, já que , por trás das nossas posturas, há um referencial
consciente ou não, que direciona nossas ações.
___________________
¹
Aluna do 7º Período do curso de
pedagogia Vespertino
²
Professora da Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
O processo de avaliação, no bojo dessa
concepção educativa, é considerado um processo que visa ao desenvolvimento do
homem na sua pluridimensionalidade.
- Correntes atuais da avaliação institucional
Existem,
atualmente duas correntes de pensamento sobre avaliação institucional em
educação. A mais usada é chamada de Avaliação Meritocrática ou Para Controle.
Está
voltada para identificar Mérito, quem sabe mais, desempenha melhor ou tem melhores resultados.
A outra corrente enfoca a avaliação
como processo para transformação e aperfeiçoamento.
É usada para identificar dificuldades e
sucessos.
É possível trabalhar avaliação no
sentido de aprimorar a escola e o sistema educacional. Para isso, é preciso ter
clareza dos princípios que a norteiam.
- Avaliando a escola numa perspectiva transformadora
Cinco princípios
básicos:
Adesão
Voluntária
Avaliação Total
e Coletiva da Escola
Respeito à
identidade da Escola
Unidade de
Linguagem
Competência
Técnico-Metodológica
- O que é mesmo avaliar, no enfoque humanizador,
reflexivo e construtivo?
Avaliar é o ato de acompanhar a
construção do conhecimento do aluno, a avaliação escolar apresentando como Um
Processo Global.
DAVIS, Cláudia [et all]; VIERA, Sofia Lerche (org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar.
Rio de Janeiro: DP&A, 2002
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