SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE ENSINO
Sugestões para os Níveis
Conceituais
Pré
-Silábico: Trabalhar
com nomes próprios; alfabeto móvel (montar palavras de alguma poesia já
conhecida pelos alunos); escrita espontânea '' listas'' (frutas, animais,
objetos...); seqüência alfabética; quebra-cabeça de palavras (nomes, frutas,
animais...); recorte e colagem de palavras; rótulos; parlendas e quadrinhas;
observação de quantidade de letras entre palavras grandes e pequenas.
Silábico: Quebra-cabeça com palavras (poesias,
parlendas...); jogo da memória; trabalhar palavras chaves, contar letras e
sílabas; jogo da forca; bingo de palavras; alfabeto móvel; receitas; escrita
espontânea; músicas, poesias, adivinhas; alfabeto ilustrado.
Silábico-Alfabético: Textos coletivos; cruzadinhas; caça-palavras;
textos, músicas, parlendas, quadrinhas fatiados.
Alfabéticos: Textos coletivos; escrita e leitura de textos
diversos; cruzadinha com desafios, bilhetes, montar livro com estrofes de
poesias; notícias; criar histórias a partir de outras.
Duplas
produtivas
Pré-silábicos com silábicos com valor
Silábicos com silábicos alfabéticos
Silábicos com alfabéticos.
Nível
Pré-silábico:
01- Jogo da memória: O par deve ser composto pela
escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra,
cursiva.
02- Jogo da memória: O par deve ser idêntico e, em
ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
03- Jogo da memória: O par deve ser composto por uma
peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.
04- Batucando: O mediador fala uma palavra e o aluno
"batuca" na mesa de acordo com o número de silabas.
05- Dominó de palavras: Em cada parte da peça deve
estar uma palavra, com a respectiva ilustração.
Nível
Silábico sem valor sonoro:
01- Caça palavras no texto: O educador dá um texto ao
aluno e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
02- Jogo da memória: O par deve ser composto pela
escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra,
cursiva.
03- Jogo da memória: O par deve ser composto por uma
peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.
04- Cruzadinha: O educador monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para o aluno pôr o nome. Mas, para ajudá-los,
faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, ele
consulta a tabela e "descobre" quais são os nomes pelo número de
letras, letra inicial, final, etc.
05- Ache o estranho: O educador recorta, de revistas,
rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre
um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas
geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por
"J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha,
e pede ao aluno para achar o estranho.
06- "Procure seu irmão": Os pares devem ser
uma figura e sua respectiva inicial.
07- Batucando: A professora fala uma palavra e o
aluno "batuca" na mesa de acordo com o número de silabas.
Nível
Silábico com valor sonoro:
01- Caça palavras: O educador monta o quadro e dá só
uma pista: "Ache 5 nomes de animais" por exemplo.
02- Cruzadinha: O educador monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para os alunos escreverem seus nomes.
03 - Adivinhando a palavra: O professor fala uma
palavra omitindo a silaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a
inicial )
04- Dominó de palavras: Em cada parte da peça deve
estar uma palavra, com a respectiva ilustração.
05- Ache o estranho: O educador recorta de revistas,
rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre
um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas
geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por
"J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma
folha, e pede ao aluno para achar o estranho.
06- Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1
consoante para cada 3 vogais). Divida a classe em grupo e entregue um jogo de
alfabeto para cada um.Vá dando as tarefas, uma a uma:
* levantar a letra ___
* organizar em ordem alfabética
* o professor fala uma letra e os alunos falam uma
palavra que inicie com ela.
* formar frases com a palavra escolhida
* formar palavras com o alfabeto móvel
* contar as letras de cada palavra
* separar as palavras em sílabas
* montar histórias com as palavras formadas
* montar o nome dos colegas da sala
* montar os nomes dos componentes do grupo
Nível
Silábico Alfabético:
01- Jogo dos 7 erros: O educador elabora uma lista de
palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). O
aluno deve achar esses 7 erros.
02- Jogo dos 7 erros: O educador elabora uma lista de
palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
03 - Adivinhando a palavra: O professor fala uma
palavra omitindo a silaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a
inicial )
Nível
Alfabético:
01 - Treino de rimas: Várias cartas com figuras de
objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante dos alunos.
Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/.
Cada aluno deve então retirar uma carta, dizer o
nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma
rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao
separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com
palavras de terminações diferentes.
02- Treino de aliterações: Em uma folha com figuras, o
aluno deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por
exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão,
cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha,
tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba
final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo
final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva,
fogo).
03- Treino de consciência de palavras: Frases com
palavras esquisitas, que não existem de verdade, são ditadas para o aluno, que
deve corrigir a frase. Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta.
Por exemplo, troca-se "Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu
tenho cinco dedos em cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas
por palavras que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostra-se
que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não têm significado.
04 - Conversa por escrito:
1) dividir a classe em duplas;
2) entregar a cada uma das duplas uma folha de
papel;
3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre
seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações:
1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas
deverá registrar a conversa na folha recebida;
2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe;
apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: Ensejar a
reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
05 - Compondo um belo texto-poema:
1) dividir os alunos em equipes ou grupos;
2) indicar a cada uma três substantivos - chave do
poema: mar, onda, coqueiro;
3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a
composição dos poemas;
4) expor, no mural de classe, os textos produzidos
pelas equipes.
06 - " Se eu fosse ...":
1) dividir a classe em equipes ou grupos;
2) pedir que cada uma complete as lacunas ou
pontilhado com o nome de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade
humana que gostaria de ser;
3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito
do que gostariam de ser;
4) pedir que exponham suas produções aos colegas;
5) sugerir que as coloquem no mural ou varal de
classe.
- Use jogos educativos
nas suas aulas.
- Desenvolva atividades
lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir
cada novo conteúdo de forma diferente.
- Mude a disposição das
cadeiras e mesas na sala de aula.
- Faça os alunos
participarem das aulas.
- Explore cartazes, gravuras,
músicas, leitura de texto, recontar o final do texto.
- Traga jornais e
revistas para a sala de aula.
- Crie aulas diferentes
e divertidas.
- Elabore situações
problemas para os seus alunos resolverem.
- Busque auxílio nos
meios de comunicação.
- Troque experiências
com os colegas.
- Valorize as opiniões
de seus alunos.
- Faça trabalhos em
pequenos grupos ou grupos sucessivos.
- Solicite uma avaliação
das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a
aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que
você acredita e valoriza o seu trabalho.
(Artigo de
Maria Luiza Kraemer)
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