PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância;
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
MATERIAL
Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;
Televisão e vídeo;
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação (Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho azul, Chapeuzinho vermelho de raiva, Chapeuzinho moderno etc)
6) Dramatização;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
• Escrita de palavras com letras móveis
• Caça-personagens
• Cruzadinha
• Receita
• Seqüência com tarjas (música)
• Reescrita coletiva do texto
• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
Sugestões de atividades do projeto:
· PINTE O INICIO DO CONTO:
CRUZADINHA
A) CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A ...................................
B) CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PARA PEGAR.................................
C) CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ......................
D) QUEM MATOU O LOBO MAU FOI ..................................................
FALANDO SOBRE O CONTO:
OBSERVE AS FIGURAS E NUMERE DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS: CONTE DO SEU JEITO A HISTÓRIA PARA UM COLEGA.
CANTANDO E APRENDENDO
Ø PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM:
Ø QUANTAS ESTROFES TEM A MÚSICA? ..............................
Ø QUANTOS VERSOS TEM CADA ESTROFE? ........................
INTERPRETANDO A CANÇÃO
1. QUEM VAI SOZINHA PELA FLORESTA?
.....................................................................................
2. AONDE ELA ESTÁ INDO?
.....................................................................................
3. COMO É O CAMINHO QUE ELA VAI SEGUIR?
.....................................................................................
4. QUEM ELA PODE ENCONTRAR NO CAMINHO?
.....................................................................................
5. COM QUEM ELA ESTAR À TARDEZINHA?
....................................................................................
OBSERVE A REPORTAGEM DO JORNALZINHO E RESPONDA:
Ø ESSE TEXTO FALA SOBRE:
( ) A MORTE DO LOBO MAU.
( ) O JULGAMENTO DO LOBO MAU.
( ) O ANIVERSÁRIO DO LOBO MAU.
Ø ESSE TEXTO É:
( ) UMA HISTÓRIA ( ) UMA MÚSICA
( ) UMA NOTÍCIA
PRODUÇÃO DE DIÁLOGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário