quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Classificados poéticos



de Roseana Murray

Compram-se gavetas, cômodas e baús para guardar jogos de  amarelinhas, viagens não feitas, amores antigos. Procura-se um equilibrista que saiba criar ilhas de poesia na vida simples de todos os dias. Troca-se cheiro de cimento por cheiro de orvalho, cheiro de gasolina por cheiro de chuva. Troca-se um homem-aranha de mentira por uma aranha de verdade, um fusca por um cavalo branco, um pássaro na gaiola por uma gaiola vazia emuitas outras coisas. Procuram-se brechas de lirismo em um mundo tantas vezes automático e mecanizado; procuram-se possibilidades de utopia.
Em Classificados poéticos, Roseana Murray evoca a estrutura corriqueira dos classificados de jornais e revistas para propor líricas e inusitadas vendas, compras e trocas. O que há de mais interessante no livro é justamente o contraste entre o que é banal e o que é extraordinário, jogo entre o presente prosaico, o passado fugaz e tênue e um futuro utópico.

A autora
Roseana Murray tem quase 60 livros publicados e alguns prêmios importantes, entre eles o
Orígenes Lessa (APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte), a Menção Honrosa do prêmio Luiz Jardim (concedido pela UBE - União Brasileira dos Escritores), três prêmios de Melhor Livro de Poesia para crianças e jovens da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e, em 2002, seu livro Jardins (editora Manati) recebeu da Academia Brasileira de Letras a láurea de Melhor Livro do Ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário