domingo, 20 de janeiro de 2013

BRINCADEIRAS INDÍGENAS




As crianças indígenas brincam muito. Muitas brincadeiras tradicionais brasileiras têm
influência indígena.
Vou passar pra vocês algumas dessas brincadeiras.
Compartilhe com seus alunos, eles vão adorar!


Jogo de gavião
Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita: piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”.
O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa.
Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.
Jogo do peixe pacu
Como na brincadeira anterior, as crianças formam a corrente, enquanto alguém é escolhido para ser o pescador. A fila começa a se mexer, feito uma serpente e seus integrantes cantam waitá ma-ge lé ta-pe-wai (este é um pacu). O pescador corre ao longo da fila para tentar tocar o último jogador com uma vara ou um pedaço de pau, que representa a vara de pescar, enquanto as crianças que formam a corrente procuram impedir o seu objetivo.
Jogo dos patos marreca “wawin”
É uma brincadeira que simula a caça aos patos. Os participantes formam uma grande fila, cada um segurando o da frente, com os mais fortes puxando a fila. Estes saem correndo rápido, em ziguezague, de maneira que o extremo posterior da corrente se agita, fazendo os pequenos caírem com frequência. De repente, todos param, simulando o momento em que os patos entram na água. Um menino entre os maiores vira caçador e começa a disparar com as mãos nos patos (as crianças menores), fazendo tac-tac-tac. Um a um, os patos que são tocados com as mãos estendidas do caçador caem no chão, “mortos”, e levados com presas até que não sobre nenhum.


Faixa etária: 3 anos


  • Telefone sem fio

Leve seus alunos para o pátio da escola ou realize a brincadeira dentro da sala, colocando-os sentados lado a lado com as pernas cruzadas. Diga uma mensagem para uma criança que estará na ponta. Esta criança deverá passar a mensagem para o ouvido do colega ao lado. A criança que recebeu a mensagem, deve passá-la, bem baixinho, de criança para criança, até chegar no último participante. Quando chegar no último, este deverá falar, em voz bem alta a mensagem que escutou.


  • Quem te chamou?

Coloque seus alunos sentados formando um círculo. Peça para um deles ficar de pé, no centro do círculo e vende os olhos com um pano. Gire a criança em torno de si mesma. Em seguida aponte para um aluno que está sentado e ele deverá chamar o nome do colega que está no centro. Pergunte: Quem te chamou? O aluno do centro deverá reconhecer, pela voz, o colega que o chamou. Caso reconheça, trocará de posição com o colega.


  • Corre cotia na casa da tia

Sente as crianças num círculo amplo. Do lado de fora do círculo escolha uma criança que ficará segurando uma bola. Ao sinal dado, à criança escolhida começa a andar depressa, circulando a roda, para escolher um colega que irá colocar a bola. Enquanto isso todos cantam:

CORRE COTIA NA CASA DA TIA

CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ

CORRE COTIA DE NOITE E DE DIA

CORRE DEBAIXO DA CAMA DE MARIA

Quando o aluno perceber que a bola está atrás dele, a pegará e sairá correndo tentando pegar o colega, antes que ele sente no seu lugar.


Faixa etária: 4 anos


  • Macaquinho

Coloque seus alunos sentados formando um grande círculo. Escolha uma criança que deverá ficar fora do círculo e ocupar o centro de olhos fechados. Escolha outro aluno que está no círculo para ser o macaquinho. Ao ouvir o sinal, o aluno deverá começar a fazer mímicas, devendo ser imitado pelos colegas, sem deixar que o aluno do centro perceba quem ele é. O aluno deverá descobrir quem é o macaquinho. Caso consiga, escolha outro aluno para fazer o macaquinho.


  • Construindo pontes

Leve seus alunos para o pátio da escola e coloque-os dispostos em quatro fileiras com o mesmo número de crianças. Elas formarão duas pontes, ficando uma na frente da outra, com os corpos afastados, com os braços estendidos para o alto e de mãos dadas. Ao sinal, os dois últimos alunos começam a passar por baixo da ponte, sendo seguidos pelos outros colegas. Vence a ponte quem passar todas as crianças e construí-la novamente.


  • Atenção ao comando

Leve seus alunos para o pátio da escola e peça que todos fiquem de pé, lado alado, formando meia lua. Explique que dará alguns comandos e eles deverão cumprir, só quando tiver a palavra "atenção". Inicie a brincadeira tentando confundir as crianças: Todos sentados! Atenção! Mãos para frente! Atenção! Pular de um pé só! Mãos na cabeça! Levantar a perna! Atenção! Marchando!, e assim continua.


Faixa etária: 5 anos


  • Morto-vivo

Coloque os alunos correndo num círculo. Fique no centro do círculo para dar os comandos da brincadeira. Ao falar "mudar", todos devem dar meia volta e correr na outra posição. Ao falar "morto", todos devem parar e deitar no chão bem quietos, ao falar "vivo" os alunos levantam depressa e recomeçam a correr. É uma brincadeira que precisa de espaço para se realizar.


  • Nadando no rio

Delimite no chão do pátio duas linhas, a uma distância de 30 cm uma da outra, que será o rio. Peça aos alunos que se posicionem em fila. Ao sinal, cada criança corre e pula para o outro lado da margem do rio. A criança que não conseguir pular, nadar e cair nas águas do rio é eliminado, ficando "molhado". Depois vá aumentando a largura do rio: 40 cm, 50 cm, etc.


  • Quem está com o anel?

Disponha os alunos arrumados em um círculo e todos de joelho segurando com as duas mãos um cordão que passa um anel por dentro. Escolha um aluno para ficar no centro do círculo. Enquanto todos cantam, o anel corre pelo cordão; o colega do centro terá que acompanhar o seu deslocamento. Quando a música parar, o anel deverá ficar escondido na mão onde parou. A criança do meio deverá dizer onde parou o anel. Se acertar, irá para o lugar dele, senão continua até acertar.

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