Projeto Ano Novo Vida Nova
COMECE O ANO PROMOVENDO A
SOCIALIZAÇÃO DA GAROTADA E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DE CADA UM.
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade; Linguagens
Oral e Escrita; Artes Visuais; Identidade e Autonomia; Matemática e Movimento.
OBJETIVOS: Promover a socialização e a valorização da identidade; Construir o
significado e a função da escrita no meio de dinâmicas que ensinam, ao mesmo
tempo ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem interagindo no universo
da infância; desenvolver a construção do conhecimento lógico-matemático.
IDADE: A partir de 3 anos.
GALERIA DA CRIANÇADA
MATERIAIS: Canetinhas coloridas; cartolina ou
folhas de papel kraft; cola branca; fita adesiva colorida; foto 3x4 de cada
criança; folhas de papel sulfite tamanho A4 coloridas; tesoura com ponta
arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Promova uma roda de conversa em um
espaço aberto, a fim de cultivar a afetividade e a interação, para que as
crianças se sintam acolhidas, livres e seguras. Após ter se apresentado, fale
sobre a importância de frequentar a escola e de fazer novos amigos ou
reneontrá-los. Com o objetivo de promover a interação, inicie uma dinâmica,
propondo que os alunos observem se reconhecem, no grupo, algum amiguinho de
outros espaços, como lugares públicos da vizinhança. Questione-os se há algum
parente na sala ou se não tiveram oportunidade de se conhecer. Deixe-os à
vontade para que se relacionem e se expressem. Faça um crachá de identificação
para cada aluno. Para isso, tire uma cópia colorida da fotografia entregue na
secretaria no ato da matrícula ou solicite aos pais que enviem para a escola
uma foto 3x4 das crianças. Cole cada foto no centro de um quanto de folha de
papel sulfite e escreva abaixo o nome do estudante, em letrar bastão deixando
um espaço de 4 cm na base. Confeccione, também, um cartaz de pregas, dobrando a
folha de papel kraft em formato sanfona e deixando cada dobra com 4cm de
profundidade. Divida o cartaz em colunas com a fita adesiva colorida e adapte o
tamanho de acordo com a quantidade de alunos, para que caibam todos os crachás.
Enquanto finaliza o cartaz escrevendo os nomes das crianças, pela ordem da
lista da chamada e em letra bastão, peça que todos fiquem bem quietinhos, e,
com os olhos fechados, percebam e tentem identificar os diferentes sons ao
redor. Depois, coloque uma música para tocar e solicite que, da mesma forma,
percebam quais instrumentos estão presentes na melodia. Revele aqueles que não
forem identificados e providencie uma ilustração deles para apresentar no
próximo encontro.Feito esse exercício, distribua os crachás e oriente os alunos
a encaixá-los no espaço correspondente do cartaz, cada um na sua vez, ao
ouvirem seus nomes. Trabalhar com o nome da criança traduz um efeito emocional incomensurável,
pois o difere, assim como sua escrita, de um nome comum. Trata-se da identidade
de uma pessoa que se transformará - uma assinatura que identifica um sujeito.
Quando a criança começa a escrever seu nome, inicia-se a compreensão da função
social da escrita e acontece a motivação, que contribui com o processo de
alfabetização.
JOGO DE BOLAS
MATERIAIS: Barbante; bexigas coloridas; Cd musical; papel sulfite tamanho A4; rádio
portátil.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Escreva o nome de cada aluno em um
pedaço de papel sulfite e faça um canudinho, amarrando-o com um barbante.
Coloque cada um deles em uma bexiga, enche-a e amarre a ponta. Apresente uma
música popular animada e adequada, e explique que, enquanto a música estiver
tocando, todos poderão brincar livremente com as bexigas jogando-as para cima,
mas sem apertá-las. No momento em que a música parar, cada um tem que pegar uma
bexiga, sentar-se sobre ela para estourá-la e procurar o canudinho de papel com
um nome escrito. Em seguida, peça para as crianças sentarem-se em círculo. Cada
uma na sua vez deve se levantar e procurar com quem está seu nome. Quando
encontrar, o aluno deve agradecer e sentar-se no lugar do coleguinha que estava
com o papel. Assim, o jogo continua até que todos tenham encontrado seus nomes.
AGENDA BEM BOLADA
MATERIAIS: Cola branca, fita decorativa,
furador de papel, grampeador, lápis preto, papel sulfite tamanho A4, revistas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Auxilie a turma a fazer uma agenda
personalizada. Para confeccioná-la, imprima o nome dos alunos em tiras de
5x22cm, na mesma quantidade de crianças existentes na sala de aula, e peça que
recortem as letras do alfabeto de revistas. Grampeie 28 folhas de sulfite, ou
faça dois furos em uma das laterais e prenda-as com uma fita decorativa, para
formar a agenda. Distribua uma para cada estudante e oriente-os a identificar a
sua com o nome. Em seguida, peça-lhes que entreguem uma tira de papel com o seu
nome para cada companheiro. Ao final dessa tarefa, cada um terá, além da tira
com o seu próprio nome escrito, uma com o nome de cada componente da sala. A
primeira e a última páginas devem ser reservadas para a capa e a contra-capa.
Nas demais folhas, peça para os alunos colarem, na parte superior de cada
página, uma letra do alfabeto. Em seguida, oriente os estudantes a fixar cada
nome na página da agenda que tenha a letra correspondente a sua inicial. Para
as letras que não são iniciais de nenhum nome na sala, utilize nomes de
celebridades a serem pesquisados. Permita que cada um possa ajudar o outro
quando for preciso, pois, nessa cumplicidade, muito se aprende em termos de
cooperação e solidariedade.
Solicite às crianças que pesquisem,
nas revistas, a figura de uma pessoa com quem elas achem que se pareçam hoje.
Quando tiverem feito a escolha, peça-lhes que recortem e colem a imagem sobre a
primeira página da agenda, para formar a cada. Para a contra-capa, peça-lhes
que retomem a pesquisa e procurem uma figura humana com quem elas acham que
irão se parecer quando crescerem. Então, devem recortá-la e colá-la na última
folha. Converse com cada criança para que ela verbalize sobre a decisão. Não
deixe de observar os detalhes envolvidos em cada escolha, pois eles podem
trazer, metaforizada, uma série de questões importantes, que contribuem para a compreensão
do aluno e para os reflexos sobre o seu processo de desenvolvimento. É possível
que alguns escolham pessoas famosas ou craques em alguma atividade, o que não
implica apenas querer ser famoso, mas pedir para ser reconhecido, ser enxergadi
como sujeito. A atividade, que tem a possibilidade de ser ampliada, ajuda a
criança a se perceber por meio do outro.
AMPLIAÇÃO
Após concluída a agenda, trabalhe
oralmente a primeira letra ou a primeira sílaba de cada nome, uma por dia.
Complemente a atividade, solicitando aos alunos pesquisem e recortem, nas
mesmas revistas ou jornais, figuras cujos nomes iniciem com cada letra e as
colem na página correspondente, embaixo das tiras com os nomes trabalhados
anteriormente.
A CAIXA DE NOMES
MATERIAIS: Caixa de sapato; caneta
hidrográfica; cola branca; foto 3x4 de cada criança; papel-cartão; papel
adesivo transparente; papel de presente; pepel sulfite tamanho A4; tesoura com
ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Faça fichas com os nomes das crianças
escritos com caneta hidrográfica, em letra bastão, num pedaço de papel sulfite
no tamanho de 10x15cm, e cole a foto acima do nome. Cole cada ficha em
papel-cartão e plastifique com o papel adesivo, para que fiquem mais firmes.
Deixe pronta, também, a caixa, encapando-a com papel de presente e
plastificando-a.Distribua para cada estudante uma ficha com seu nome.
Oriente-os a observá-la e a fazer a reescrita. Trabalhe bastante essa
atividade, pois a identidade da criança tem início com o reconhecimento de seu
nome, tanto na forma escrita como oral.
AMPLIAÇÃO
Em um outro momento, organize as
crianças em duplas e solicite que troquem as fichas entre si. Então, oriente-as
a fazer a reescrita do nome do colega na parte superior de uma folha de sulfite
e, após observação, desenhar o amiguinho. Reserve um tempo para os comentários,
deixando os alunos livres para se expressarem. Após a realização das
atividades, solicite que guardem as fichas na caixa
de nomes.
A cada dia, os alunos, um por vez,
devem procurar seu nome na caixa. Quando todos estiverem com suas fichas em
mãos, fale sobre as crianças que faltaram e mostre seus nomes. Explore as
letras iniciais e finais de cada nome, incluindo amigos, familiares e
professores. Trabalhe as letras maiúsculas e minúsculas, mostrando em quais
situações cada uma é utilizada. Conforme critério estabelecido pelas crianças,
escolha um estudante para fazer a contagem dos que estão presentes e outro para
descobrir quantos faltaram.
Fonte:
Projetos escolares ed. infantil. n. 44.
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