órfão-250.jpguivando-250.jpg(Todos Cortesia imagens do Jane Goodall
Institute)
Quatro décadas atrás, um zoólogo levando demitido Jane Goodall como amador. Ela concordou. "Meu futuro é tão ridículo", ela escreveu. "Eu só agachar aqui, chimpanzé-como, em minhas rochas, retirando espinhos e abrolhos, e rir de pensar esse desconhecido 'Miss Goodall" que se diz fazer a pesquisa científica em algum lugar. "
Mas, dentro de poucos meses de começar seu estudo dos chimpanzés em 1960, insinuando-se em suas vidas nas florestas da África, ela fez uma descoberta chocante: Chimpanzés construir ferramentas. Legendary antropólogo Louis Leakey anunciou que por causa de observações Goodall, "temos de redefinir ferramenta, redefinir o homem, ou aceitar os chimpanzés como humanos." Ela logo ganhou entrada para um programa de doutorado na Universidade de Cambridge, apesar de seu alto grau anterior era de uma escola de secretariado , e foi bem em seu caminho para se tornar um ícone científico.
Para este magro, mulher de rabo de cavalo jovem, chimpanzés parecia mais inteligente, mais assustador, e muitas vezes mais humanos do que qualquer um jamais havia suspeitado. Eles caçam, por vezes, se empenham em canibalismo, fazer guerra uns aos outros, adotar órfãos, e tambor em raízes de árvores e ramos de ondas em ritual como monitores. Alguns chimpanzés são políticos astutos, outros parecem dedicados às suas famílias.



Fama e idade ampliaram foco Goodall. Esses dias, ela passa a maior parte de seu tempo na estrada, palestras e angariar fundos para o Instituto Jane Goodall (confira o blog ) e seus esforços para ajudar os chimpanzés selvagens e resgatadas. Mas ela ainda mantém controle rígido sobre a sua família adotiva, os primatas africanos que a levou dentro

Quando você chegou na África, se você imaginar que você estaria gastando 47 anos envolvidos com os chimpanzés?
Não [risos]. Como eu poderia ter de volta, então? Um ano não parecia enorme na época. Eu tinha apenas 23 anos. Fui convidado para a África por um amigo de escola, cujos pais haviam se mudado para o Quênia. Um de seus amigos disse: "Se você está interessado em animais, você deve conhecer o Dr. Louis Leakey." Então eu fui vê-lo no Museu Coryndon [onde Leakey foi diretor], e ele acabou me oferecendo um emprego como a secretária.Durante o tempo que trabalhou para ele, tive a oportunidade de sair no Serengeti com ele. Ele sabia que eu não me importava com roupas e cabelo, vestidos e festas, e que eu realmente, realmente, realmente queria viver com os animais no mato. E que eu não me importava com um grau, eu só queria aprender.
Qual é a sua memória mais querida de observar os chimpanzés na Tanzânia?
Quando eu ia sentar-se calmamente com a família e assistir as interações entre mãe e filho, irmãos e irmãs.Sim, foi incrível ver o uso de ferramentas para a primeira vez, mas isso realmente não me surpreende que eles poderiam fazer isso. Eu não tinha sido para a faculdade e não percebeu o quão emocionante foi a observação.Ironicamente, cerca de três semanas depois de [biólogo de campo] George Schaller me visitou pela primeira vez, eu vi [chimpanzé] David Greybeard usando uma ferramenta. George tinha dito durante a sua visita ao meu acampamento, "Se você vê ferramenta usando e de caça, ele terá feito todo o estudo de valor." Dentro de um mês, eu tinha visto os dois.
Observando os chimpanzés, você já muito tempo para ser um?
Às vezes eu fiz, especialmente nos primeiros dias, quando era só eu e os chimpanzés e da floresta. Eu só queria saber o que eles estavam pensando e sentindo, e que se sentia à noite para estar fazendo um ninho, e como era para ser uma mulher quando um homem de grande vem trovejando dentro Você tem medo ou animado? Era impossível dizer.
escalada 300.jpg
Você imediatamente reconhecer personalidades distintas entre os chimpanzés?
Levou um longo tempo antes que eles perderam o medo de mim. Mas como eu tenho que conhecê-los e assisti-los interagir, suas personalidades se tornou muito óbvio. Havia uns médios e uns generosos, os agressivos e uns suaves.
Para muitas pessoas, você é o cientista que fez chimpanzés parecem quase humano. É assim que eles aparecem para você?
Eles se beijam, abraçar, dar as mãos um do outro tapinha nas costas, arrogância, agitar os punhos, e atirar pedras no mesmo contexto que fazer essas coisas. Existem fortes laços de afeto e apoio entre os membros da família. Eles ajudam uns aos outros. E eles têm agressão violenta e brutal, até mesmo uma espécie de guerra primitiva. Em todos estes aspectos, eles são muito como nós.
Foi a violência assustador? Você foi atacado uma vez por um chimpanzé chamado Frodo quando você tentou ajudá-lo.
Bem, ele estava apenas sendo um jovem macho. Quando você bater, eles não estão tentando ferir ou matar. Se assim fosse, eu não estaria aqui, porque são oito vezes mais forte do que eu. Então está se mostrando, apenas bravata. Se ele está assustando outros chimpanzés, então por que não eu?
Se os chimpanzés são muito como nós, por que eles estão em perigo enquanto os humanos dominam o mundo?
Bem, de certa forma não estamos bem sucedido em tudo. Estamos destruindo o nosso lar. Isso não é um pouco de sucesso. Os chimpanzés, gorilas, orangotangos têm vivido por centenas de milhares de anos em sua floresta, vivendo vidas fantásticas, nunca superpopular, nunca destruir a floresta. Eu diria que eles têm sido de uma forma mais bem sucedida do que nós, tanto quanto estar em harmonia com o meio ambiente.
No entanto, eles nunca evoluiu para o nosso nível intelectual. Por quê?
que faz de nós seres humanos, penso eu, é a capacidade de fazer perguntas, uma conseqüência de nossa linguagem sofisticada falada. Os chimpanzés têm algo como o início da moralidade, mas uma vez que você tem linguagem uma vez que você pode discutir alguma coisa e falar sobre isso de forma abstrata e tomar as lições do passado e planos para o futuro, que é o que faz a diferença.