sábado, 27 de outubro de 2012

Dicas para a reta final do ENEM


As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, confira o que seu filho pode fazer até lá
*Por Beatriz Montesanti
Depois de muitos meses de preparação, os dias de prova finalmente se aproximam. Porém, nesta reta final, não adianta jogar tudo para cima e torcer para que dê certo.
Ainda é tempo de seguir algumas regras para garantir a tranquilidade e os estudos fresquinhos! Confira, aqui, algumas dicas para a última hora, dadas pelo psicólogo Fernando Elias José, especialista no comportamento de concurseiros e vestibulandos:
Dicas do especialista
  •   Não dê ouvidos à agitação externa;
  •   Concentre-se em seus pensamentos e em suas crenças positivas;
  •   Permita-se fazer uma boa prova;
  •   Deixe a prova avaliá-lo e não você mesmo.
Preparação
Uma das maneiras para manter a tranquilidade é não ir com dúvidas para a prova! “Como vai ser a redação?” “O que devo levar no dia?”. Confira nas matérias:
Prepare-se: faça simulados
Os simulados têm exames de Matemática, Português, Ciências Naturais e Ciências Humanas e cobram as mesmas competências que serão exigidas na prova oficial.
matematica
Simulado Enem – Matemática
10 questes de Matemtica elaboradas pela equipe do Inep de acordo com a reformulao do Enem
portugues
Simulado Enem – Português
10 questes de Portugus elaboradas pela equipe do Inep de acordo com a reformulao do Enem
natureza
Simulado Enem – Ciências Naturais
10 questes de Cincias da Natureza elaboradas pela equipe do Inep de acordo com a reformulao do Enem
humanas
Simulado Enem – Ciências Humanas
10 questes de Cincias Humanas elaboradas pela equipe do Inep de acordo com a reformulao do Enem

Estresse
Não adianta estudar o ano inteiro, e se dar mal deviso ao nervosismo e estresse. Há inúmeras formas para lidar com as emoções. Veja aqui algumas dicas:
A prova
É importante conhecer a estrutura da avaliação, para não ser pego de surpresa e dar a devida atenção a cada quesito. Confira mais detalhes para chegar preparado!

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3 comentários:

  1. Educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender
    29/11/06 às 00:00 Carlo Lovatelli
    Não é novidade que oferecer educação de qualidade é um dos grandes desafios enfrentado pelo Brasil. O sistema educacional brasileiro cresceu, porém ainda não chegou ao modelo ideal. Se é que existe modelo ideal. Muitos alunos possuem baixo grau de escolaridade e, os poucos que se formam, não estão aptos a atender as demandas do mercado. Segundo pesquisa realizada em 32 países pelo Ministério da Educação/OCDE e Instituto Paulo Montenegro, no Brasil, apenas três quartos da população consegue ler e entender a idéia central de um texto simples.

    Atentos a esta realidade, muitos educadores estão repensando seu modo de atuar e se destacando por suas propostas inovadoras. Eles crêem que a educação vai além da sala de aula e do conteúdo pragmático. Mais do que isso: sabem a importância do professor como agente dessa mudança educacional que tanto buscamos.

    Com criatividade e ousadia, o educador pode transformar a cidade, a arte e o meio ambiente em fontes de aprendizado, tirando do dia-a-dia motivação para os educandos. O caminho inverso também é válido: trazer o universo do aluno para a sala de aula, ensinando português, matemática e história com a ajuda de brincadeiras, músicas e qualquer outra ferramenta lúdica pode ter um papel imensurável no aprendizado.

    Exemplos desse ‘professor empreendedor’ estão espalhados por todo país. São profissionais que entendem que ultrapassar a barreira das apostilas e despertar no aluno o interesse genuíno pelo mundo ao seu redor é educar com inteligência. E mais, para eles, o aluno que tem prazer no aprendizado será um adulto bem preparado e crítico.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Olá amigo!
      Desculpe-me por demorar um pouco em responder os comentários, mas é que sou uma pessoa multiuso kkkkk.
      Agora a respeito da nossa realidade educacional, no que diz respeito à formação e espaço de sala de aula posso afirmar que a escola,como espaço privilegiado para promover a educação, vem recebendo criticas quanto a
      efetividade desse direito. Por sua vez, o professor, vem recebendo criticas quanto ao seu conhecimento ou saberes necessários para a realização de uma prática docente profissional mediada
      por interações humanas. É preciso avançar e vamos avançar.
      Bjos

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