quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Visitando um Museu

Quem já levou os filhos ao Museu, levanta a mão!
E quem não levou ainda não tem com o que se preocupar. Pode levar crianças sim.

A aproximação entre crianças e obras de arte, exposições permanentes ou instalações temporárias, passando por todas as áreas de interpretação e expressão artística, são sempre benéficas. As crianças tem um aguçado padrão crítico e conseguem perceber detalhes que eventualmente são ignorados pelos adultos que já chegam impressionados pela opinião da crítica especializada ou até pela sua idolatria sobre o trabalho dos artistas.

Como é sabido, existem variados tipos de museu: museus históricos, científicos, de arte e por aí vai. E para cada estilo de trabalho, há um público interessado, por isso as crianças devem iniciar as visitas cedo, para que possam conhecer e eleger seus favoritos.

As visitas aos museus podem ser voluntárias ou organizadas e você pode vagar pelos salões sozinho, acompanhado - sempre divertido ir acompanhando, né? - ou sendo guiado por um funcionário do museu e neste caso, o educador/orientador pode lhe passar informações mais detalhadas.

É neste tom gentil e objetivo que o conhecimento sobre as visitas aos museus são transmitidas para as crianças que se aventuram pela Coleção Descobrindo o Entretenimento. O livro traz exatamente o que as crianças querem descobrir... veja trechos abaixo, bem curiosos e simpáticos.

***

Você sabia que a entrada de alguns museus é gratuita? Sim. E isso estimula sua visitação. Nesses casos os museus são mantidos (financiados) pelos governos ou instituições privadas.


Você sabia que um catálogo é um livro sobre o museu, sobre uma exposição ou um artista, cujas obras estão expostas no museu? E com ele em mãos você faz uma visita mais organizada e mais bem informado.

Você sabia que muitos objetos dos museus são valiosos e que, por isso, não se pode tocá-los?

Você sabia que os colecionadores às vezes doam suas próprias coleções para o museu? Assim todos podem conhecê-las e desta forma compartilha-se cultura.

Você sabia que as obras de arte de exposições temporárias são transportadas por caminhões ou navios e, até mesmo por aviões? E a maior parte delas precisa duma graduação climática rigorosa e manuseio cuidadoso porque assim evita-se a deterioração das peças.

Serviço

Título: Visitando um Museu
Coleção: Descobrindo o entretenimento
Autora: Florence Ducatteau
Ilustração: Chantal Peten
Editora: Brinque Book
Formato: brochura, 25x26cm
Indicação de idade: a partir dos 5 anos
Valor médio: 33,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário