Pensando que, basicamente, qualquer assunto pode ser trabalhado em qualquer nível de
aprendizagem, necessitando apenas adequar a linguagem e o nível de informação e exigência,
o material está organizado por temas que apresentam atividades com diferentes níveis de
dificuldade.
Uma determinada atividade pode, portanto, ser apresentada em versões diferentes de acordo
com o nível de dificuldade. Não ter o material fragmentado em séries ou idades ajuda o educador
a visualizar as possibilidades de abordagem de determinado assunto, podendo ele determinar
qual ou quais materiais são os mais adequados e realizar as alterações necessárias, uma vez
que em um mesmo grupo encontramos crianças em diferentes estágios de aprendizagem.
São 4 níveis de classificação:
Nível-0: atividade que pode ser aplicada a qualquer
nível de aprendizagem;
atividade para crianças que não têm ainda
contato formal com a leitura e escrita, estas
sendo introduzidas em atividades do dia-a-
dia.
Nível-1: atividade para crianças que já iniciaram o
trabalho formal com a leitura e escrita,
familiarizando-se com o seu uso.
Nível-2: atividade para crianças que já exploram com
mais desenvoltura o mundo da leitura e da
escrita, expressando-se inclusive através
de frases ou textos simples.
Nível-3: atividade para crianças que já dominam a
leitura e a escrita, encontrando-se em fase
de aperfeiçoamento com produção de textos
mais elaborados.
Ler mais: http://www.webeducador.com/proposta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário