Introdução:
As histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.
Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
Objetivo
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Clientela (Perfil da Turma)
Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)
Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)
Número de Aulas
10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos
10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos
Estratégia:
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Escolha do personagem favorito
Recursos de Ensino
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens
CD Música da Turma da Mônica
Conteúdos:
Linguagem:
Análise fonológica (contagem de sílabas, primeira sílaba, dissílaba, monossilabas...), escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos apartir de figuras, textos coletivos.
Estudos Sociais (Sociedade)
Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento
Ciências (Natureza)
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Matemática- Tratamento de Informações:
Fazer a contagem e o grafico dos persongens principais que eles mais gostaram.
Incentivos:
Lembrancinhas em palitinhos
Pinturas,
Máscaras,
Calendário para colorir,
Adesivos para cadernos,
Incentivos para cadernos
Cartazes de Combinados, regras de convivência
Hoje eu comecei pelo preenchimento de calendário e fiz uma lembrancinha super simples que fiz em sala, imprimi um bilhetinho colorido da Turma da Mônicva que já postei aqui e colei em papel durniho (cartolina, 40kl ou 60 kl) pintei as bordas deram 16 quadradinhos em cada folha econômico!, colei canudinho com cola, mas não achei seguro, dai coloquei fita gomada e o canudo pode ser em um palitinho também eles ficaram bem felizes e isso é o que importa
Nenhum comentário:
Postar um comentário