terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Niveis de desenvolvimento da escrita

• NÍVEL 1: HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA;

- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura  global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;




• NÍVEL 2: INTERMEDIÁRIO I;

- começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.

• NÍVEL 3: HIPÓTESE SILÁBICA;
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.


• NÍVEL 4: HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA OU INTERMEDIÁRIO II;
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.

• NÍVEL 5: HIPÓTESE ALFABÉTICA.

- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário