sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dinâmicas 02


 Rally de Habilidades


ATIVIDADES COMBINADAS DE MUTUAL (Rapazes e Moças)
Rally de Habilidades
Rapazes e Moças ganham um número aleatoriamente que corresponderá a uma das estações.
O Percurso a ser percorrido possui 6 estações.
Somente o participante com o número da estação poderá tocar nos objetos daquela estação.
Em cada estação a tarefa deverá ser cumprida para que eles possam continuar o percurso.
Algumas tarefas são mais familiares às moças, algumas são mais familiares aos rapazes.
Um grupo de cada vez fará o percurso com seu tempo cronometrado.
O grupo que fizer o percurso em menos tempo será o vencedor.
O vencedor receberá uma caixa de bombons para dividir entre os participantes de seu grupo.
Estação 1: Trocar a fralda de uma boneca que chora com movimentos bruscos
Estação 2: Encher o pneu de uma bicicleta
Estação 3: Escolher o feijão (deverão achar 20 pedrinhas no feijão)
Estação 4: Num botijão de gás, retirar e recolocar a válvula
Estação 5: Dobrar roupas, deixando o mais parecido possível com o modelo já dobrado sobre a mesa
Estação 6: Abrir o capô de um carro e identificar as peças numeradas do motor. Colar no cartaz os nomes das peças ao lado do número correspondente.
Material Necessário:
12 Crachás numerados, Cronômetro, Boneca que chora c/ roupinha longa
3 Fraldas descartáveis, Carro, Cartazes numerado de 1 a 8 ,
8 cartazetes com nomes (partes do motor), ½ kg de feijão (+ 20 contas cinza misturadas (pedras do feijão), Bicicleta c/ os 2 pneus murchos,
Bomba de bicicleta, 12 peças de roupas em pares (6 dobradas), Botijão de gás com válvula, Apito, 6 mesas (que serão as estações), Quadro negro (p/anotar o tempo). Caixa de bombom, 8 fichas numeradas c/adesivo,
Lenços umedecidos, Talco, Fita durex, Fita tarjada preto-amarela (demarcar o percurso do rally)

Jogos e Bricadeiras: Você já TIPITOU hoje?

Todos sentados num círculo. É escolhido um participante para sair da sala. Explicar a este participante que será escolhido um verbo e que através de perguntas ele deverá descobrir qual foi o verbo escolhido. O verbo que ele usará para descobrir é o verbo TIPITAR (que obviamente não existe).
Quando ele retornar à sala (o participante que saiu), ele fará perguntas aos outros participantes como, por exemplo: “Você já TIPITOU hoje?”; “Você TIPITA mais de uma vez por dia?”; “Você usa as mãos para TIPITAR?”. A resposta deve ser SIM ou NÃO.
Quando ele achar que já sabe qual é o verbo poderá dizer. Se ele errar da primeira vez poderá perguntar mais e tentar novamente. Se errar novamente paga uma prenda.




Jogos e Brincadeiras: Vou Viajar e Levarei…

Tema: memorização e/ ou observação.
Duração: 10 minutos.
Público: participantes de qualquer idade
Material: nenhum.
Forme um círculo. O primeiro começa "Vou viajar e levarei um chapéu" (ou qualquer objeto).
O próximo deverá dizer "Vou viajar e levarei um chapéu e uma meia" (ou seja, repete o que o primeiro disse e acrescenta seu próprio objeto).
E assim sucessivamente. Quem errar sai do jogo, assim o último que conseguir lembrar a ordem completa de objetos é o vencedor (ou pode-se encerrar o jogo ao perceber os primeiros sinais de desinteresse).
Para aumentar a dificuldade:
O Élder determina se a pessoa “pode ou não viajar”. Sem ninguém explicar ( a pessoa deverá descobrir por observação), o objeto a ser citado deve começar com a letra do nome da pessoa que está falando. Ex: Se a pessoa que vai falar se chama Maria, deverá dizer sempre que for a sua vez um objeto que começa com M.
Se a pessoa citar um objeto que não comece com a letra do seu nome o Élder deverá dizer que ela não pode viajar. A medida que os outros participantes descobrirem este detalhe poderão ajudar a dizer “Pode viajar” ou “Não pode viajar”.


Jogos e Brincadeiras: Você Ama Seu Vizinho?

Forme um círculo com as cadeiras, com os assentos voltados para dentro com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma.
Um dos participantes fica em pé no centro e escolhe outro participante que esteja sentado e Pergunta: “Você Ama Seu Vizinho?”
A pessoa que está sentada poderá responder de duas formas:
*Sim! (neste caso “seus vizinhos”, ou seja, a pessoa que está a sua direita e a sua esquerda deverão rapidamente trocar de lugar); ou responder…
*Não! Então o participante de pé perguntará…
- Quem você ama?
E ele responde: "Amo todos os que são ( ou estão)…" e completa a frase com alguma característica específica (ex: homem, mulher, bonito, de calça, morena, feliz, de óculos, que escovou os dentes hoje, etc..)
Neste momento, todos que estiverem usando o mesmo tipo de roupa/acessório ou possuir a mesma característica deve mudar de lugar. E o que estava no centro procura sentar-se em uma das cadeiras. Como o número de cadeiras é menor, um vai ficar em pé; este reinicia a brincadeira escolhendo alguém para fazer a mesma pergunta


Jogos e Brincadeiras: Cruzado ou Aberto

Tema: concentração, descobrir a senha.
Duração: 5 minutos.
Público: participantes de qualquer idade.
Material: duas canetas, dois lápis ou duas varetas; cadeiras.
Todos sentam-se em cadeiras arrumadas em círculo, deixando o centro livre.
O Élder pega uma vareta em cada mão e explica para o grupo que o jogo consiste em passar as varetas (uma em cada mão) para o vizinho da direita:
Cada pessoa ao passar deve optar por cruzar as varetas, colocando uma sobre a outra e formando um "X" ou deixá-las abertas, mantendo-as separadas, uma em cada mão.
Ao passar as varetas para o seu vizinho deve optar por dizer "Eu passo cruzado” ou dizer "Eu passo aberto".
O Élder que no início é a única pessoa que sabe a senha - observa a posição das pernas de cada um, e responde "Sim" ou "Não" de acordo (se as pernas do participante estão cruzadas ele precisa dizer “Eu passo Cruzado” (independente da posição das varetas); se as pernas estão descruzadas, ele deve dizer “Eu passo Aberto”. Atenção que as pessoas às vezes mudam de posição durante o jogo e precisam mudar o que dizem quando passam as varetas. O Élder não explica porque sim ou não; o jogo se torna mais engraçado a medida em que alguns jogadores descobrem a senha e participam no coro do “Sim” e do “Não”.
Quando a maioria já souber a senha e antes que o grupo perca interesse no jogo, finalize-o, fazendo uma rodada em que aqueles que já conhecem a senha, procuram mostrar aos demais como acertar a senha.

Jogos e Brincadeiras: Coelhinho Sai da Toca

Tema: atenção; integração.
Duração: 10 minutos.
Público: integrantes de todas as idades
Material: nenhum.
Dividir as pessoas em grupos de 3: duas ficam de mãos dadas, formando a toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas" devem estar espalhadas pelo local da brincadeira.
Devem ficar duas ou mais pessoas sem toca, no centro da área.
Quando tudo está pronto, alguém diz: "Coelhinho, sai da Toca!". E todos tem que mudar de toca.
As pessoas que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.
Quem ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça. Pode-se estipular um “castigo” ou “prenda” para quem ficar muitas vezes fora das tocas.



Jogos e Brincadeiras: Chocolate

Tema: coordenação motora, atenção.
Duração: 15 minutos.
Público: adolescentes ou adultos
Material: mesa, dado, luvas de jardinagem ou meias para servirem de luvas, garfo e faca, chocolate, papel grosso, barbante.
Embrulhe a barra de chocolate com papel e barbante. Para grupos grandes, sobreponha mais de uma folha de embrulho. Para grupos pequenos um embrulho é suficiente.
Coloque o embrulho sobre uma mesa e posicione as pessoas ao redor.
A brincadeira consiste em desembrulhar o chocolate usando as luvas e os talheres.
Cada um, em turno, joga o dado e aquele que tirar 6 calça as luvas e começa a tentar desembrulhar o chocolate. Os demais continuam rolando o dado; quando alguém tirar 6, deve pegar as luvas com o colega, calça-las, e sempre com os talheres, continuar desembrulhando.
Pode-se parar a brincadeira ao chegar ao chocolate, e dividir a barra entre todos ou continuá-la, deixando que cada um coma o que puder, ainda usando luvas, talheres e o dado para determinar a vez.


Jogos e Brincadeiras: Arca de Noé

Tema: união
Duração: +/ - 10 minutos.
Público: participantes de todas as idades
Material: cartão com nomes ou figuras de animais
Faça dois cartões com o nome ou figura de cada animal. Distribua um cartão para cada participante, sem que os outros vejam a figura.
Peça aos participantes se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada um deles deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão. Os participantes não devem falar nem mostrar o cartão.
Pelo som, cada um deve achar o seu par e a medida que se encontram devem dar as mãos e correr para dentro da arca (um círculo de cadeiras ou demarcado com giz no chão). Os dois últimos “animais” deverão “pagar um mico”.


Jogos e Brincadeiras: Batata Quente

Tema: Perguntas sobre o evangelho ou conhecimentos gerais
Duração: Até acabarem as perguntas ou pelo tempo disponível
Público: participantes de todas as idades (se tiver uma criança que não saiba ler um adulto poderá ajudá-la)
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes no mesmo número que as perguntas (opcional), aparelho de som e cd com uma música animada.
Coloque todos em círculo (sentados de preferência). Os participantes terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.
Quando o Élder (que está de costas para os participantes) parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha um brinde. Se estiver errado paga uma prenda (ou mico – que já estará estipulado no mesmo papel que a pergunta). A brincadeira continua até que as perguntas ou que o tempo acabe.


MISSÃO: POSSÍVEL

MISSÃO POSSÍVEL – Atividade Missionária
Objetivo da Atividade: Fazer com que os jovens tenham experiências de contato com não-membros, Facilitar ao missionários a oportunidade de serem recebidos nas casas de não-membros (conhecidos dos membros da igreja).
Ajuda necessária: Líder da Obra Missionária da Ala (se a ala tiver um), Presidência dos Rapazes e Presidência da Moças da Ala; 12 membros que tenham vizinhos não-membros, Rapazes e Moças da ala;
Material Necessário:
Jovens da Ala divididos em 3 grupos
12 membros que tenham vizinhos não membros que estarão em casa na tarde da atividade;
24 círculos azuis;
24 círculos vermelhos;
24 cartões com perguntas (e resposta) elaboradas pelos élderes a respeito da igreja;
24 envelopes – pista (envelopes contendo o nome do membro voluntário, com o endereço, e o nome de seus dois vizinhos)
1 caixa de bombom (para dar ao grupo que marcar mais pontos
24 brindes para as famílias não membros participantes (será entregue pelos élderes durante a semana, após a Gincana). Pode ser um DVD, um livro de mórmon ou o que os missionários tenham disponibilidade no momento.
Pode-se servir um lanche para os jovens ao final da atividade (a critério da ala)
Preparação Antecipada:
Os 12 membros voluntários (12 famílias) deverão procurar seus vizinhos da esquerda e da direita, que não são membros, e pedir ajuda deles numa gincana de conhecimento com os jovens da igreja.
Entregarão a cada vizinho um círculo vermelho, um círculo azul, um cartão com uma pergunta (já com a resposta) e um envelope com a próxima pista.
O vizinho ficará avisado que na tarde de “tal” dia uma equipe de jovens irá procurá-lo para responder a pergunta do cartão. Se a resposta estiver correta ele deverá dar aos jovens o círculo azul, se estiver errada – o vermelho. Após os jovens responderem a pergunta e receberem o círculo o vizinho deverá lhes dar o envelope com a próxima pista (a pista é o nome e endereço de outro membro voluntário e o nome de seus dois vizinhos – então os jovens deverão ir até os vizinhos deste membro e repetir o procedimento)
Cartões de Perguntas: Perguntas e respostas elaboradas pelos élderes, de preferência perguntas que despertem a curiosidade do não-membro pela igreja (e que seja possível dos jovens responderem).
Divisão das visitas: Os jovens serão divididos em 3 equipes, portanto cada equipe visitará 4 “vizinhos escolhidos”.
Exemplo:
Equipe UM visitará:
Irmão João – Vizinho da esquerda (Luiz) – Vizinho da direita (Ana)
Irmã Nice – Vizinho da esquerda (Márcia) – Vizinho da direita (Ivo)
Equipe DOIS visitará:
Irmã Suzi – Vizinho da esquerda (André) – Vizinho da direita (Sofia)
Irmã Lúcia – Vizinho da esquerda (João) – Vizinho da direita (Rosa)
Equipe TRÊS visitará:
Irmão Rui – Vizinho da esquerda (Maria) – Vizinho da direita (Daniel)
Irmão Marcelo – Vizinho da esquerda (Lia) – Vizinho da direita (Saul)
Realização da Atividade:
Devocional de Abertura:
Hino, oração e Pensamento sobre a Obra Missionária.
Início da Gincana:
Os jovens serão divididos em 3 grupos. Cada grupo receberá um envelope com a primeira pista (que na verdade é o endereço de um membro da igreja). Estes envelopes deverão ser sorteados
Ao sinal de início da gincana os jovens deverão se dirigir o mais rapidamente possível até os vizinhos do membro em questão. Bater à porta educadamente. Apresentarem-se, responder a pergunta que o “vizinho” vai ler, receberem o círculo correspondente à sua resposta(se certa , círculo azul, ou errada círculo vermelho), pegarem o envelope contendo a segunda pista, agradecerem a participação do vizinho e avisarem que ele receberá uma pequena lembrança pela sua colaboração em ajudar na gincana.
No envelope-pista constará o nome do irmão voluntário e de seus dois vizinhos (da esquerda e da direita). Os jovens deverão então dirigir-se até lá.
Pontuação:
Cada círculo azul vale 50 pontos
Cada círculo vermelho 20 pontos
A primeira equipe a chegar tem o saldo de 30 pontos (uma ajuda para o caso de uma resposta errada)
Final da Gincana:
A equipe vencedora receberá uma caixa de bombons prá dividir entre os participantes.
Os élderes receberão 12 endereços prá visitar e levarem “o brinde” pela participação na gincana.
Encerramento com Oração e um lanche (a critério da ala)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário