CRIANDO E RECRIANDO

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dica de leitura


Promoção Dia Nacional do Livro!




 Caixinha de guardar o tempo, com ilustrações de Alexandre Rampazo, da Editora Gaivota e outro do Laurent Cardon, Aranha por um fio, o homenageado da Dica de Leitura da semana! 

Dica de Leitura

A Dica de Leitura de hoje é em homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de outubro! E também uma homenagem ao ilustrador e autor Laurent Cardon que nos últimos três dias veio partilhar suas histórias aqui em Brasília com o Clube dos bebês Leitores Uni duni Ler! Aranha por um fio é um livro de imagens que dá vida a uma aranha bem bacana e encantadora, sucesso total entre a meninada grande e pequena do Uni duni Ler no último sábado, aliás, o encontro merecerá postagem especial com fotos aqui até o fim desta semana!


O livro vai tecendo nos fios da personagem uma narrativa cheia de movimentos, repleta de imaginação e com muita expressividade. Laurent vem do cinema, da animação e é dos poucos ilustradores que conheço que, realmente, consegue imprimir em sua narrativa visual essa noção do movimento, as páginas do livro se sucedem como num filme e conseguimos perceber no traço, nas próprias ilustrações, pra onde a história caminha!


Aranha por um fio foi publicado pela Editora Biruta e faz parte de uma série de livros sobre bichos e suas peculiaridades. Também pela Biruta, já está nas prateleiras o Sapo a passo e em breve sairá o Vagalumice. Há ainda pela Editora Ática, o Calma camaleão.


E pra quem ainda resiste aos livros só de imagem vai a dica: deixe que a criança crie seu próprio texto a partir do que vê, não queira como mediador tentar interpretar a história ou as intenções do autor, incentive a percepção artística dos pequenos para que agucem o olhar e a sensibilidade e deixe que a narrativa imagética faça o resto! Você irá se surpreender!

Aranha por um fio conta a história de uma aranha pequena que vai descobrindo com sua mãe as funções vitais das aranhas e o caminho que todas de sua espécie devem seguir. É um livro delicado que aborda também pelo viés do amor e da afetividade a força das próprias escolhas para determinar os rumos de tudo!




Dica de Leitura


Um lobo quase banguela, dono de um único dente mole e doído e quase inteligente é o personagem principal da divertida história que Melanie Williamson escreveu e desenhou, que a Fátima Mesquita traduziu e que a Panda Books publicou no Brasil. O lobo, cansado de só tomar sopa em lata e sem dinheiro para comprar uma dentadura, resolve bolar um mirabolante plano pra conseguir muito dinheiro  com o trabalho das ovelhas que ele pensa em devorar depois de conseguir novos dentes. Ele até que consegue algum sucesso, mas...
Ovelhas sempre foram mais espertas que lobos e nessa história não é diferente. Com um texto simples e cheio de graça, além de ilustrações super coloridas e expressivas, O megaplano do lobo agrada crianças e adultos. A turma do Uni duni Ler, o clube dos bebês leitores, adorou o presente que chegou à mala graças à Marina Luara. Hoje vai entrar na ciranda dos livros! 




Dica de Leitura


E antes que a segunda-feira acabe, a Dica de Leitura da semana! Outra vez, André Neves, sim e com mais uma história que conheci antes de virar livro! Entre nuvens tem a capacidade de nos transportar com a leveza de quem percebe com olhar atento o que está além do que simplesmente vemos! É a história de uma menina, uma escada e muitas, muitas descobertas. Com texto e ilustrações de André Neves, o livro publicado pela Brinque-Book é lançamento aqui no Brasil, mas já foi publicado na Itália.
André nos faz escalar com ele e a personagem principal do livro uma montanha e nos coloca entre nuvens, entre sonhos pra falar sobre amizade, sentimentos e sobre o essencial na vida de qualquer um, que é nunca deixar de sonhar e buscar formas de realizar cada sonho! Uma história repleta de poesia que emociona! aliás, como tudo o que este menino desenhador e "lapidador" de palavras tem feito!  André Neves é sempre leitura obrigatória pra quem ama boa Literatura!



Leia na Rede


Histórias infantis também na rede!

Leia na rede (Gabriel Lira/Criação SUCOM)
Em outubro, celebramos o dia das crianças e o dia nacional da leitura. Para comemorar, o Portal EBC vai espalhar histórias pela web. Na próxima segunda-feira (15/10) acontece o bate papo #LeiaNaRede, que reúne as autoras de livros infantis Heloisa Prieto e Alessandra Roscoe.
Suas histórias vão ser contadas para crianças de dentro e fora da sala de bate-papo, que terá apresentação da pequena Giovanna Rangel, da TV Brasil.
Heloísa Prieto é de São Paulo e tem cerca de quarenta livros publicados, entre eles a sérieDivinas AventurasDivinas Desventuras e Divinas Travessuras. Jornalista e escritora, a mineira Alessandra Roscoe é autora de O Jacaré Bilé, A menina que pescava estrelas -- ilustrado por sua filha Beatriz, de 10 anos -- e muitos outros. Giovanna Rangel apresenta o programa Senha Verde e faz parte do Coral Maluquinho do ABZ do Ziraldo. 
Aventura, fantasia e diversão não vão faltar. Nem você, né? Começa às 16 horas, na segunda-feira


Dica de leitura

A semana já está no meio e a Dica de Leitura quase que não chega, mas aqui está, ainda em tempo e espero pra despertar vontades leitoras muitas! Depois do sucesso com a série de livros do Pequeno Nicolau eu volto a indicar aqui o trabalho do francês Jean Jacques Sempé, referência mundial no Cartum e que tem um traço marcante, além de ser conhecido pela forma inteligente de contar histórias sempre muito cheias de bom humor. Em homenagem à semana das crianças decidi instigar a curiosidade dos leitores para que conheçam este menino, chamado Marcelino. Um menino que fica vermelho sem motivo e que todos acham meio esquisito, diferente. Pra dar conta de lidar com o estranhamento de todos, Marcelino se isola até que conhece um vizinho que é violinista e não fica vermelho sem motivo, mas espirra o tempo todo. Os dois ficam bem amigos e descobrem que muitas vezes as diferenças podem unir e não apenas separar pessoas! O livro tem ilustrações de Odilon Moraes, tradução de Mario Sergio Conti e foi publicado em 2009 pela Cosac Naify, recebeu em 2010 o selo de Altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ e no mesmo ano integrou a lista dos 30 melhores livros da Revista Crescer.

Dica de Leitura



O famoso conto de Charles Perrault sobre a menina do chapéu vermelho que desobedece a mãe e encontra um lobo malvado todo mundo já conhece e encanta gerações desde quando surgiu lá no século XVII! Chapeuzinho Vermelho ganhou inúmeras versões e traduções e segue fazendo sucesso pelo mundo afora com crianças e adultos das mais variadas idades. Mas será que do século XVII até este ano de 2012 a história e os personagens continuam os mesmos? No que depender do reconto, que acaba de ser publicado pela Brinque-Book, não! A Chapeuzinho deste livro que tem texto e ilustrações do francês Geoffroy de Pennart, o mesmo autor do divertido O Lobo voltou, está um pouco mudada. Ela não é assim tão ingênua quanto a menina da versão original, usa um chapéu redondo e convive com uma avó que de doente não tem nada, além de ser jovem é bem moderna. O Lobo também não é dos mais malignos e toda a história ganha novos ares, mas ainda tão encantadores quanto os da secular história. O livro chega ao Brasil com tradução de Gilda de Aquino. Se você ainda está em dúvida sobre ler ou não ler outra vez essa história que reúne três gerações de mulheres e um Lobo numa floresta, eu digo que a vale a pena tentar, nem que seja só pra descobrir se no século XXI o Lobo vai se dar bem ou se estrepar de vez!



2 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bom?

    Esse livro do Laurent é lindo mesmo! A ideia de movimento é bem visível; sem contar que combina perfeitamente com as descobertas da aranhinha. Se quiser saber mais sobre esse e outros livros da Editora, dê uma passada no nosso blog. Ah, aproveite e participe também da nossa nova seção, Autor da Vez!

    Beijos Birutas!
    www.blogbirutagaivota.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Editora Biruta!

      A obra, de Laurent Cardon, lida de uma maneira sensível com a relação de aprendizado entre mãe e filha. Linda essa história! Amei todas as nuances ilustrativas e imaginária que a história nos oferece. Sou fã de histórias, principalmente infantis.
      Bjos

      P.S.Estou disponível para discas de leitura e lançamentos.



      Excluir