sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desenvolvimento da linguagem escrita e oral



Separação entre as palavras

Um fato frequentemente observado pelos professores responsáveis por classes de crianças no início da escolaridade é a escrita das palavras emendadas, sem espaço entre elas.
Por que isso ocorre? Um primeiro aspecto a considerar é que a separação entre as palavras é uma necessidade da linguagem escrita. Quando falamos, as palvras fluem, soam ligadas uma às outras. É só no contato com o texto escrito, muitas vezes pela leitura, que o aprendiz de escritor se dá conta de que é preciso separar as palavras com espaços.



É preciso uma ação didática específica que problematize as escritas erradas e ajude os alunos a compreender a separação, refletir sobre ela e ampliar seu olhar.
Há um longo percurso até que as crianças recém-alfabetizadas aprendam a segmentar convencionalmente todas as palavras de um texto. Ainda que compreendam logo como separar a maioria das palavras e utilizem tal conhecimento em seus textos, é comum que, durante algum tempo, continuem a manter separadas as "palavras pequenas" (artigos, preposições, conjunções, pronomes, etc.). Além disso, como buscam unidades que tenham sentido, separam pedaços de palvras (é comum que escrevam palavras como ENTÃO assim: EN TÃO, pois aprendem que em e tão são palavras isoladas).

TEXTO EMENDADO - Produção do aluno

POUCOTEMPODEPOIS ELAGANHOUUMAFILHINHA QUEERA TÃOBRANCA COMOANEVE, TÃOCORADA COMOSANGUE EDE CABELOS TÃONEGROS COMOÉBANO DAJANELA.

Objetivo:
Preocupar-se com as questões de legibilidade relacionadas à separação entre as palavras

Planejamento:
* Quando realizar? Após alguma produção textual que deixe evidente a questão da separação.
* Como organizar os alunos? Coletivamente, depois em duplas.
* Quais os materiais necessários? Trecho de uma reescrita de aluno copiado em transparência ou na lousa.
* Qual o tempo de duração? Cerca de 40 minutos

Encaminhamento:

* Procure fazer com que o aluno perceba a dificuldade de ler um texto em que não foram incluídos os espaços entre as palavras. Além disso, oriente a discussão para que definam os locais em que os espaços são necessários.
* Copie na lousa o texto, sem os espaços entre as palavras.
* Depois da discussão coletiva, organize a classe em duplas e oriente-as para fazerem a mesma atividade em relação a outro texto. Assim terão oportunidade de utilizar com mais autonomia alguns dos conhecimentos acionados na atividade anterior.
Image and video hosting by TinyPic 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário